Publicado no Tribuna do Brasil de 29/12/2006
Caderno TB Programa, Coluna Psicoproseando com Maraci
Segundo Carlos Drumond de Andrade, é dentro da gente que o novo ano cochila e espera desde sempre. Não precisamos aguardar o 1º de janeiro. Mas há algo mágico na data. Talvez seja a energia de muita gente nela acreditando, por ela ansiando. E com 2007, não será diferente. Então, prepare-se para mais uma virada!
Faça um balanço de 2006. Em uma folha de papel, escreva os acontecimentos positivos e, em outra, os negativos, conforme eles lhe vierem à cabeça. A primeira, guarde para as orações de agradecimento. Agradecer é muito importante. Quanto à segunda, é nela que você vai começar a trabalhar.
O que não deu certo no ano que chega ao fim? Há acontecimentos irreversíveis, pelo menos à primeira vista? Esses, você deverá entregar "nas Mãos de Deus". Liste-os para suas preces. Pedir também é importante. Há providências que você pode e gostaria de tomar? Faça uma outra lista e atribua um peso a cada uma. Reserve-a.
Agora vejamos o que você deseja de novo para 2007: mudar de emprego, de parceiro, de casa, de país? Emagrecer? Engordar? Iniciar uma atividade física ou filantrópica? Montar uma empresa? Relacione tudo e atribua um peso a cada item.
Junte essa última lista àquela das providências que pode e gostaria de tomar. Transforme-as numa só, revendo os pesos atribuídos, indo da de maior à de menor importância. Aí estão suas prioridades para 2007. Até aqui, fácil. Realizar é outro papo. Atingir muitas dessas metas envolve mudanças radicais. Então, vou dar uma dica, usando um exemplo simples. Você só precisará entender o espírito da coisa.
Você é do tipo sedentário que sonha caminhar todos os dias durante duas horas, para ter mais saúde, emagrecer e parar de ouvir piadinhas dos familiares e amigos? Pois seus problemas acabaram. O primeiro passo é verificar do que necessita para iniciar: um check-up médico, roupas e tênis adequados, uma esteira? Providencie o que for preciso. Tudo pronto? Está na hora do exercício propriamente dito.
Lembre-se de que ninguém vira atleta do dia pra noite. Andar diariamente é ótimo. Mas, se tentar por duas horas logo de cara, terá grandes chances de fracassar porque isso não faz parte da sua rotina. Então, comece andando 10 minutos por dia, durante uma ou duas semanas. Mas lembre-se de só andar 10 minutos, nem menos nem mais, mesmo que o dia esteja lindo, você disposto e com tempo sobrando. Use um despertador para não se distrair. Depois, aumente para 15 minutos, por mais uma ou duas semanas. E assim sucessivamente. Quando menos esperar, estará caminhando duas horas sem o menor sacrifício. Caminhar já fará parte da sua rotina.
É maravilhoso ter hábitos saudáveis, uma vida financeira equilibrada, estar sempre lendo bons livros, fazer trabalhos voluntários, etc. Porém, não adianta forçar a barra. Algumas práticas já fazem parte da nossa vida, mas outras ainda não. Mudanças radicais costumam trazer sofrimento e frustração, o que não combina com um novo ano.
Para chegarmos onde queremos, teremos sempre de percorrer um caminho que pode ser enorme. Se pensarmos no percurso todo, tenderemos a desistir. Mas se o dividirmos em passos, a coisa mudará de figura. Caminhar 10 minutos por dia pode parecer uma bobagem. Mas talvez seja o início de uma vida atlética. Lembre-se de que toda jornada, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo.
E já que comecei essa conversa citando Drumond... "... Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre".
Nenhum comentário:
Postar um comentário