7 de junho de 2007

Você sabe o que é um sociopata?

Publicado no Tribuna do Brasil de 23/3/2007

Caderno TBPrograma, Coluna Psicoproseando...com Maraci


Em todo lugar, encontramos pessoas impressionadas com as circunstâncias da morte da servidora do STJ Maria Aparecida da Silva, que teria cometido suicídio ao ingerir veneno em decorrência de um pacto de morte feito com o golpista, e então seu namorado, Kleber Gusmão Ferraz. Esse episódio é tão assustador quanto difícil de entender. Como pode uma mulher se deixar envolver desse modo? - é o que mais se pergunta.

Lamentavelmente não conheci Aparecida. Mas imagino que era alguém que, na sua boa-fé, acreditava nas pessoas em geral e desconhecia a dimensão das próprias dificuldades emocionais, que a fizeram um alvo fácil para Kleber. Ninguém efetivamente saudável se deixaria enganar a esse ponto. Mulheres emocionalmente maduras e preparadas nem são abordadas por esse tipo de "homem". Também não conheço Kleber. Mas o que ele fez é típico de quem pode ser classificado como sociopata.

A sociopatia é também conhecida como "transtorno da personalidade anti-social" ou "transtorno da personalidade dissocial". Ela pode ser leve, moderada ou grave. Mas, de uma forma ou de outra, os sociopatas são indivíduos egocêntricos, desprovidos de valores morais, que desprezam a sociedade, suas leis e obrigações, assim como as outras pessoas, inclusive os próprios filhos. Por isso, não se apiedam ou sentem remorsos, o que os impede de se modificarem, mesmo se punidos.

São pessoas com inteligência normal ou acima da média, que não apresentam nenhum sintoma de doença mental de fácil identificação e possuem grande habilidade para convencer, induzir por meio de mentira, insinuação, sedução, intimidação, ameaça ou violência. Cínicas, roubam, abusam, trapaceiam. Incapazes de amar ou de serem leais, suas emoções são superficiais e falsas. Covardes, uma vez que só atacam quem teria dificuldade para reagir, podem até colocar em risco a vida de outras pessoas, sem constrangimento.

Esses indivíduos costumam se auto-intitular "predadores sociais" e sentem orgulho disso. Não raro culpam suas vítimas, classificando-as de tolas, impotentes, merecedoras do destino que tiveram. Quando descobertos, podem simular um arrependimento que jamais sentirão.

Na vida social, o sociopata costuma ser charmoso. Seu talento teatral é tão convincente que poucas pessoas são capazes de imaginar seu lado perverso, que eles podem esconder durante toda a vida. E uma vítima de violência pode perceber a verdadeira índole do sociopata apenas alguns momentos antes de ser por ele morta.

Não foi à toa que Kleber escolheu Aparecida. Assim como não foi sem motivo que ele escolheu Sônia de Fátima Ferreira, outra de suas vítimas. Foi conversando com essas duas mulheres que ele percebeu que poderia enganá-las e tirar proveito disso. E funcionou, infelizmente. As duas foram sugadas materialmente, fisicamente, emocionalmente. E ambas estão mortas.

Sei que, para muita gente, essas mulheres tiveram um comportamento absurdamente permissivo, excessivamente ingênuo, idiota mesmo. Mas, acreditem, esses processos não são tão simples. Até mesmo profissionais como psiquiatras, psicólogos, juízes, policiais podem ser vítima de um ou de uma sociopata. Basta que estejam emocionalmente fragilizados. Um sociopata é um ser extremamente ardiloso e perigoso.

Assim, espero que o que aconteceu a Aparecida e Sônia sirva de lição a todos nós. Que não nos exponhamos tanto. Que nos protejamos do mal que nos ronda. Que estejamos sempre alertas, orando e vigiando.

Que essas duas mulheres possam descansar em paz. E que, nesse caso, também a justiça dos homens seja feita!


33 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo que escreveu, gostei muito do que li, por isso deixo o meu post... Mais uma vez parabéns.

Anônimo disse...

Poxa! Enxerguei meu companheiro aí! Sorte q nos separamos antes que a coisa se agravasse!

Unknown disse...

Creio q mais de 50% da população são sociopatss, em breve, sera sociopata versus sociopatas, em 100 anos não havera mais pessoas de boa fé no Brasil.

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo e principalmente pela sensibilidade na abordagem do assunto e fato ocorrido.

Unknown disse...

ju

bah eu tive um traste na minha vida assim!bem loco, graças a deus eu acordei!eles não amam ninguém, principalmente pq não amam a si mesmos!são egoístas e covardes, são quase como demônios!e são baita trovadores!bah, caí direitinho na conversinha dele, e geralmente todo o problema ainda é agravado com as drogas!sofri agressões, fiquei contra minha familia, fui muito mal tratada e mesmo assim demorei para terminar aquele relacionamento doentio!eu tinha muito medo, também me tornei uma pessoa doente, possessiva, ciumenta!Precisei me amar mais, e agora to solteraaa e tenho minha liberdade de volta!

Anônimo disse...

Eu acabei de passar por uma experiencia dessa é terrivel, fui aprisionada dentro da minha propria casa, e o pior é que eles tem um dominio sobre nós inexplicavel...tudo sob chantagem e acusaões, me fazendo sentir culpada por algo que nem mesmo eu sabia o quê..e tem mais..
eles tem prazer em nos ver sofrer, chorar..e depois disso, queria fazer amor...isso n é amor...é doença..
estou traumatizada com a experiencia...fui maltratada demais, fora as agressões verbais, que ferem a alma...
Mas aos pouco to me recuperando...hj n me encontro mais com esta pessoa, porém as sequelas deixadas por ela são terriveis..
abraços

Anônimo disse...

Meu patrão é um sociopata, tive a confirmação hoje, aparentemente simpático esconde uma personalidade perversa, estou a procura de um novo emprego mas a partir de hoje todo cuidado é pouco.

Unknown disse...

Nossa, muito interessant msmo, tinha dúvidas entre a difeença de um SOciopata para um psicopata, mas ja as identifiquei.

Sayo

_____________
~>CB<~

João Batista disse...

Oi Maraci, muito bom o seu texto sobre sociopatas, eu msm não sabia o q era. Muito informativo, parabéns!!!!

Anônimo disse...

Olá Maraci,comecei a me interessar por este assunto porque percebo que meu marido tem um comportamento estranho. Despreza os filhos, conta muita mentira e já lesou parentes finaceiramente. Demonstra total indiferença ou remorço pelos seus atos. Isso me causa um certo assombro devido asua frieza de sentimentos.

4/08/2009

alberto disse...

TIVE UMA EXPERIENCIA DE ALGUNS ANOS UMA PESSOA, QUE SÓ AGORA VIR DESCOBRIR QUE A MESMA É UMA SOCIOPATA, POIS O PERFIL DA MESMA SE ENCAIXA COMO UMA LUVA DENTRO DA SUA FALTA DE CARATER. CONCLUO Q O DIABO É O SOCIOPATA EM FORMA DE GENTE, POIS QUEM NÃO AMA A SI E MUITO MENOS OS OUTROS SÓ PODE SER O DEMONIO EM PESSOA, POIS ESTÁ AÍ PARA ROUBAR,DESTRUIR E MATAR.

Anônimo disse...

Eu já fui vitima de um sociopata e até hoje faço terapia.
fiquei gravida dele, mas por incrível que pareça consegui captar a facilidade de mentir dele e menti dizendo que perdi a criança, tudo para que ele não nos fizesse mais mal.
Hoje, apesar de todo o desgaste emocional, fisico e financeiro que ele me causou eu sou mais feliz.Muitos infelizmente nao entendem porque isso aconteçeu comigo mas hoje posso dizer que sou uma mulher mais forte do que fui ontem e que um dia alguem vai vingar-se dele, o destino de quem planta o mau é colher o mau.

bylic disse...

Olá Mara!! Lí e gostei muito do você escreveu. Pela competência continuas a minha Psicologa favorita. Mas isso é complicado! Os leitores podem ficar tão desconfiados com a perversão que todos tem, e passarem a ter sindrome do medo. Lembre-se que temos que ter um pouco de pervesão também, e que isso é normal, o problema e no econômico como dizia o Dr. Humberto, ou seja na quantidade de cada investimento. Falo do quanto de perveso que se é. Quanto de energia libidinal esta envolvida ou investida neste processo. Como você pode ver a economia também aparece neste campo. Não é por acaso que voce escreve num Blog de economia? Não é mesmo? Afinal nada ocorre por acaso...bylic

Anônimo disse...

conheci um sociopata na internet, em um site de namoro...,muito sedutor, educado e etc. conversei com ele vários meses através de web cam. percebi que ele mentia demais.então resolvi parar de conversar. tempos depois descobri que ele era casado, e que sua esposa havia sido assassinada pelo enteado(filho dele)na mesma epoca em que eu o conheci. mesmo diante desta desgraça este homem, postava perfis em sites de namoro se dizendo solteiro e iludindo mulheres, na mesma semana do funeral de sua mulher, amigos da esposa e anonimos encontraram este homem online em sites de namoro.uma suposta amante dele veio a publico fazer declarações. vizinhos dele relataram que ele espancava os filhos e traia sua esposa. eu só fiquei ciente de tudo atraves dos amigos de sua mulher que postaram comentários em um jornal e em um perfil falso em um site de relacionamentos que fazia um alerta de que ele era um ex-presidiario e que é sociopata...

Anônimo disse...

Primeiramente, parabéns pelo texto.
Pelo que li eu identifiquei um grande amigo meu, se não o melhor. Eu e uns amigos comentamos sobre ele ser sociopata há anos. Juntamos mentiras dele, ações e reações.
Infelizmente não poderei me distanciar dele com muita facilidade, ou talvez, nunca.
Independente dele ser essa pessoa, ele sempre me ajuda na pior das situações que posso me encontrar.
É triste, mas não posso fazer nada. Já tenho um na minha vida, e não quero outro.

Anônimo disse...

Acabei de terminar um namoro com um sociopata.Eu moro em São Paulo e ele em Riberão Preto e por ser um príncipe, ele usa esse título para as pessoas confiarem nele.Enquanto namorava comigo,ele tinha uma namorada lá em Ribeirão e ouras que ele só ficava.Descobri tudo ontem e nem eu nem a outra moça queremos mais nada com ele e graças a Deus ele só nos afetou financeiramente e emocionalmene, mas nada físico,pois isso seria o pior.Ele se encaixa em quase tudo que está escrito.Seu poder teatral é impressionante, só temo pelas suas futuras vítimas.Orem e peçam muita proteção para que nunca encontrem pessoas assim. Muita luz a todos!

Daniel Fabiano Soares Maicá disse...

Li o artigo pois estou desconfiado de que um "amigo meu" é sóciopata. Só isso explicaria suas atitudes mas, talves sendo seria sóciopatia leva pois não acredito que ele tenha coragem tanta para matar mas, para destruir uma pessoa fragilizada ou que ameaçe seu bem estar ele tem. Parabêns pelo artigo. Deixo meu email para mais informações que porventura queira me enviar:referênciasocial@gmail.com

Lizandra disse...

parabéns, fiquei muito preocupada com uma menina que conheci e ela se descreveu como uma sociopata, fiquei muito asustada, e ainda estou, mas vou me afastar... obrigada por esclarecer minha dúvida...E novamente, parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

um tal Leonidas Augusto morador zona sul são paulo - frequentava um asilo na zona sul onde se passou por advogado distribuindo cartões de consultor juridico sem OAB, se passou por messianico aplicava jorehi nos velhinhos e também não fazia parte desta igreja, ele olha nos olhos das pessoas e mente mente mente diz gostar de DESTRUIR as pessoas ele tem todas as caracterisitcas deum sociopata porém foi denunciado na OAB mas não sei se deu certo na sua rua, guarda jornaleiro todos acham que ele é advogado e distribuiu cartõe também por lá - espero que tenha sido pego realmente o pior é que a familia dele o protege deixa ele a solta por aí fazendo o que quer com os outros - dane-se o mundo que familinha hein??? nada egoista né

Anônimo disse...

Acredito que tenho uma sociota em minha casa, mas não sei como lidar.
Inclusive, ela é psicóloga.
Vejo muito como manipula pessoas e consegue comprar coisas sem trabalhar.

Anônimo disse...

Nossa, perfeito, namorei um psicólogo, totalmente com esse perfil, completamente sociopata, hipócrita, mentiroso, um perfeito ator, aliás é psicodramatista e dá aconselhamento para casais e em igrejas evangélicas...com um currículo desses, quem poderia desconfiar...foi uma grande decepção. Resolvi até fazer terapia para ver como caí nessa...rs. um abraço.

Anônimo disse...

Sou vítima de um sociopata. Meu psicólogo identificou meu ex-marido como sociopata. No momento que ele me disse isso eu não sabia do que se tratava e então fui buscar na internet sobre a sociopatia. As definições cairam como numa luva na história da minha vida desde que me casei. Essa rvelação tirou um peso enorme das minhas costas, pois eu já acreditava que realmente eu era culpada por tudo de errado que acontecia na nossa vida, de que eu não servia para nada, e que ninguém gostava de mim. Isso era apenas o mais gentil que ele me falava. Assim até pouco tempo atrás eu jamais iria imaginar que um sociopata fazia parte da minha vida. Gostaria muito de saber se há grupos de apoio a vítimas de sociopatas. Moro em Balneário Camboriú, se alguém souber de algum grupo de apoio, por favor me enviem informações.

Grata

Fui casada com um sociopata

Anônimo disse...

eu namorei com uma pessoa assim.. sofri muito, porque não acreditava que a pessoa fosse tão desprovida de sentimentos. ele no início era doce e carinhoso, mas depois foi se revelando completamente o oposto, e o pior é que ele admite ser um sociopata.

Anônimo disse...

Hey,

This is a inquiry for the webmaster/admin here at www.blogger.com.

Can I use some of the information from this blog post above if I provide a link back to your website?

Thanks,
John

Maraci Sant'Ana disse...

John,

Feel free. Please send me a link to your site.

Thanks,
Maraci

Anônimo disse...

Há tres messes atrás eu me envolví durante 6 messes com um rapaz q se dizia ter 30 anos,qdo terminei o relacionamento ele ñ aceitou o fim do relacionamento e começou a me fazer ameaças com um vídeo de nossa relação sexual à expor na internet,chegou a me extorqui. denunciei ele a polícia, fora as ameaças de violência física e moral que sofri.Então cuidado vcs mulheres sensíveis,de coração bom e carentes. CUIDADO MULHERES!!!
Estou sofrendo problemas psicologicas até hj.

Anônimo disse...

há 3 meses atrás fiz uma viagem com uma pessoa que acreditava ser minha amiga mas quando chegamos lá no nosso destino fora do país ela comecou a ter um comportamento que se encaixa perfeitamente no sociopata. antes de irmos notei algumas coisas estranhas como as pessoas proximas a ela me tratando diferente e até mal, mas acreditava que era pelo motivo que ela me contava ou seja que as amigas dela tinham ciume da nossa amizade. Mas como isto era frequente e com todas as amigas dela comecei a observar melhor o que acontecia. Mas aqui na minha cidade eu conseguia encontrar mais as pessoas e elas conseguiam saber quem eu realmente era e a gostar de mim mas senta que permanecia uma certa desconfianca. Mas lá fora do pais como ninguém conhecia nós duas eles se deixaram envolver pelos seus comentários que eu nem sei quais sáo só notava que existia algo errado pois as amizades que eu fazia de uma hora pra outra se voltavam contra mim depois de terem conhecido ela. Me vi perseguida por essa pessoa durante 3 meses pois morava com ela lá. Mas é incrível como ela tinha uma habilidade pra convencer. em apenas uma conversa com ela ela ja me convencia do que ela queria e tb a qualquer um. Náo tinha coragem de perguntar pras pessoas o que havia acontecido por que a capacidade de persuasáo dela era tao boa que sempre achava que as pessoas nao areditariam em mim ela era uma atriz perfeita chegou até derramar lagrimas quando perguntei o que estava acontecendo e que nao esstava a reconhecendo. Percebi nela que ela achava que minha vida era perfeita meu namorado era perfeito de ela sentia raiva disso. ou gostaria de gostar de alguem como eu gostava e eu virei um alvo dela. Ao mesmo tempo ela me prendia a ela pois conseguia resolver ou me ajudar com algo que estivesse precisando. Gracas a deus voltei pra casa e estou tentando me afastar dessa pessoa apesar de ela sempre tentar contato apenas quando ela esta precisando de algo. ela age conforme as seus interesses se tem um objetivo nao quer saber a quem vai magoar e nem tem remorso. Fiquei muito abalada sentimentalmente pois durante toda viagem que era meu sonho tive que ficar tentando me defender dessa pessoa, e acho que nao consegui. por isso fiquei muito abalada. Me considero muito ingenua me sinto muito idiota e enganada por ter me deixado essa pessoa se aproximar e ter ligado meu sonho a ela pois falava pra ela que nao gostaria de viajar sozinha. Percebi que ela se divertia quando conseguia convencer uma pessoa contra mim e mais ainda quando via que eu nao podia fazer nada pois seu teatro era muito convincente.

Anônimo disse...

Já ouvi de alguns médicos, que talvez o "verdadeiro amor" de uma pessoa por um Sociopata, o curaria. Gostaria de saber, de alguém com essas sábias palavras, se isso realmente é verdade? Meu ex-namorado é um Sociopata. Terminei com ele pelo tal motivo. Mas confesso que quero fazer de tudo para ajudá-lo.

Anônimo disse...

Nunca acredite que seu amor ou o amor de alguem ira modificar um sociopata, eles só vivem para o bem estar deles e para eles próprios, se deseja ajudar alguem, ajude mais numa ao siciopata, pois o que vai acontecer é cair numa armadilha

Anônimo disse...

Olá, estou vivendo um inferno na minha vida. Acreditei numa pessoa que se dizia minha amiga, confidenciei tudo a ela, a principio ela se mostrou amiga e muito preocupada em ajudar. Com o poder de persuasão inquestionável acreditei em tudo o que ela falou, agi como ela pediu e tudo mais. Dai fui vendo o que ela realmente era aos poucos. Ela me afastou d realidade que eu vivia e me fez entrar no mundo dela de mentiras e ilusões. Ninguém sabia de nada do que eu estava passando, tudo era o querer dela. As amigas que eu tinha até então e que a conhecia também de repente segundo ela nunca gostaram de mim, só me aceitavam por conta dela. A amiga dela segundo ela dizia tinha ciúmes da nossa amizade. E por ela seria capaz de morrer pra defende-la. Ela fazia questão de controlar os meus gastos, o tempo, as minhas ações. E quando eu fugia a regra era duramente repreendida verbalmente. Ela dizia coisas que machucavam demais. Eu comecei a ver nela uma pessoa totalmente dissimulada, calculista, fria com relação aos outros e muito, muito mentirosa. Ela age como se nada estivesse acontecendo, tudo parece normal, mas por trás disso esta a minha vida transformada em cacos. E o pior, ainda não consegui me afastar dela. E se eu contar isso ninguém vai acreditar pois o poder que ela tem de convencer as pessoas a agirem conforme a sua forma de pensar e fora do comum. Mas estou tentando fugir dessa armadilha. Não sabia nada sobre o sociopata, mas tudo o que li aqui bate com a personalidade dela. Estou chocada pois acreditava que poderia ajuda-la de alguma forma.

Anônimo disse...

meu tio é um sociopata ! eu nao sabia que ele era ... meu tio antes de eu nascer arrumava confusao ,nao era confusao tola ou coisa assim ele as vezes era bastante pervesso e covarde com as mulheres da familias ( suas irmas)ele enventava historia que nao existia historias gravissimas. ele tem duas perssonalidades ou seja ele no trabalho se faz de rico,poderozo,o estudado . mais quando na sua hora de atacar ele assume o lado ruin dele . teve uam historia que me mecheu bastante que antes de eu nascar ele pegou minah tia segurou ela, pegou uma toalha molhou bastante e começou a bater nela ate hoje eles nao se falao simplesmente ele enventa pra todos e assim acaba se dando de mau... eu tenho 12 anos de idade morava com ele e com minah tia no apartamento onde tudo era deserto ! nao tinah crianças ou algo assim ,ele batia na minha tia por ela nao fazer a comida dele na hora certa ! ja teve um tempo que ele agarrou o pescoço da minah tia que moro com ela sozinha hoje e começou a enforcala e fazer maldade! eu muito epkena de apenass 4 anos segurei ele . ate hoje minah familia vive um verdadeiro enferno por causa dele . a ia me eskecendo ele fez muitas coisas ainda faz mais eu gostaria mesmo de saber se essa doença tem cura pelo amor de DEUS eu nao ague]nto mais minha vida agora e um inferno eu nao me sinto mais ser humano eu em sinto um cachorro que tem que obedecer doidisses dele. pelo amor de DEUS me ajude

Anônimo disse...

Fantástica explanação!
Pelo que entendí, o Leo da novela "Insensato Coração" se enquadra como um sociopata.
Parabéns!

janydhely disse...

EU CONVIVI COM UM SOCIOPATA EXTREMAMENTE SEDUTOR PESSOA A QUAL JAMAIS ALGUEM ACHARIA ALGO ERRADO NELE ERA MEU AMIGO E AMIGO DA FAMILIA
ME CAUSOU MTS MALES QUASE DESTRIU MINHA FAMILIA GRAÇAS A DEUS CONSEGUI AFASTA LO DE TDS A MINHA VOLTA... MAS O MESMO CONTINUA ENGANANDO ENROLANDO E NAUM ENGANANDO MULHERES EM TERMOS DE AMOR NAUM ELE ENGANA AMIGOS MESMO TEM UM JEITO DE LUDIBRIAR AS PESSOAS QUE NIGUEM DIZ QUE ELE ESTA ERRADO E CONVENCE A TDS A SUA VOLTA UFAAA ERA MEU AMIGO DE TRAB COM TEMPO FUI VENDO SUAS COISAS JEITOS E VI QUE O MESMO ENGANA ATE DELEGADOS JUIZES EU SEI PQ EU VI ISSO GRAÇAS ADEUS ME LIVREI ...