Publicado no Tribuna do Brasil de 8/6/2007
Caderno TBPrograma, Coluna Psicoproseando...com Maraci
Não dá mais para negar as evidências de que nós não somos apenas matéria, mas, antes de tudo, espírito. Por isso costumo recomendar aos meus pacientes que, além da psicoterapia e do eventual uso de medicação, façam relaxamento, ouçam boas músicas, assistam a bons filmes, leiam bons textos e, principalmente, exercitem a fé.
Vivemos num mundo ainda muito materialista, esquecidos de que não somos um corpo que abriga um espírito. Somos um espírito que usa um corpo, instrumento indispensável para que estejamos neste planeta. E somos parte de um todo perfeitamente integrado e harmônico. Nunca estamos sós. Estamos, todo o tempo, interagindo energeticamente com os outros humanos, com os animais, com os vegetais, com os minerais, com um mundo visível e com um mundo invisível, com o universo, com o próprio Criador.
Nesta semana, uma paciente me dizia o quanto está preocupada com a irmã, que já esteve internada por um transtorno psiquiátrico, que, de repente, por conta própria, suspendeu a medicação que vinha tomando há anos, com sucesso, e entrou numa espécie de surto. E foi conversando que descobri que a doente, além de não estar sendo acompanhada por um psicoterapeuta, não pratica nenhuma espécie de religião.
Costumo dizer que não estamos neste mundo a passeio, mas a trabalho. Isso também envolve prazer, mas mais dificuldades, que fazem parte do tipo de vida que ainda levamos. As pessoas estão sempre em crise. Quando não é por falta de dinheiro ou por um desentendimento familiar, é por um outro tormento qualquer. E até mesmo quem está com tudo em ordem pode, sem mais nem menos, sentir-se invadir por um enorme vazio existencial.
Como é possível acreditarmos que alguém que sofre de um problema que é primariamente da alma consiga superar essas dificuldades apenas com medicação, sem um apoio emocional, sem um socorro espiritual?
Viver não é brincadeira não. E é muito mais do que muitos imaginam. É ter consciência do que realmente somos, que vai muito além do que costumamos ver no espelho. Viver é procurar, pacientemente, incessantemente e profundamente o autoconhecimento. Viver é trabalhar para a própria melhoria e para a melhoria do outro, do planeta, do universo. Viver é expandir a consciência. Viver é buscar o divino que existe em cada um de nós, sem exceção.
Assim, se você está doente, procure um médico. Se está emocionalmente fragilizado, procure um psicoterapeuta. Mas tenha em mente que você é um ser espiritual. Se tem fé, exercite-a. Se não conseguir fazer isso sozinho, procure uma igreja, casa de oração, uma religião, seja ela qual for. O importante é que você se sinta espiritualmente acolhido. Todos os caminhos levam a Deus. Até sexta-feira !
5 comentários:
Querida amiga,
Estou muito feliz em participar desse momento contigo. Você sabe que sou praticamente a presidente do seu Fã-Clube, não é?
Acima de tudo, queria registrar que é mágico como você consegue escrever como se estivesse dentro de nós.
Isso só pode ser um dom divino!!!
Que Ele esteja sempre iluminando sua vida, sua mente, para que você possa ser o veículo de tantas verdades que precisamos ler de vez em quando.
Parabéns!!!
Conte sempre comigo.
Não esconda o seu sorriso. Todos necessitam dele. Distribua-o de acordo
com as circunstâncias. Quem recebe o seu sorrido sente o impulso pra
respondê-lo na mesma altura - é você despertando a alegria dos outros, que talvez
carreguem tristeza no coração. Sorrindo, você constrói dias
melhores para si e para os que estão ao seu lado. Sorria Você se eleva
pelo seu sorriso. O sorrido espontâneo suscita a alegria e melhora o
ambiente.
Maraci,
Fiquei buscando palavras para expressar a impressão que tive e não decidi qual usá-la: extasiado, encantado, arrebatado, abismado, enlevado, entusiasmado e não consegui, por isto resolvi usar todas. PARABÉNS, nem os religiosos que vivem palavreando, as coisas do Criador, não conseguem transmitir, exprimir com tanta clareza, dizer com tal ênfase, despertar o interesse e exercer atração à leitura, atrair e seduzir o leitor da forma com que você conseguiu.
É claro (como você própria relatou) que existem formas de pensamentos e de energia (entidades, espíritos para os religiosos) lhe orientando, mas isto não lhe arrebata os méritos. Suas conquistas ninguém lhe tira. Poucas pessoas conseguem manter o equilíbrio entre os dois planos e outros poucos enxergam, com tanta clareza, que não existem diferenças entre eles, descobrem que não podemos diferenciá-los.
Poucos profissionais (principalmente da área médica) descobrem a relação Holística, segundo a qual o homem é um todo indivisível, e que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), e por isto não se pode considerá-los separadamente, você conseguiu. E por isto não será apenas uma profissional, mas sim, um instrumento do Criador, para mitigar o sofrimento dos nossos companheiros de jornada (ou de trabalho como voce própria relata nos seu artigo, publicado no Tribuna do Brasil).
Nosso amigo e mentor RAMATIS nos seu livro “MENSAGENS DO ASTRAL”, dizia que esse nosso "ORBE" (planeta), está passando por uma transformação e Nele estão "nascendo" novas criaturas, iluminadas, que o transformarão num novo Mundo, uma delas é VOCÊ.
Quando nossos antepassados já diziam que "Deus coloca as pessoas nos lugares certos", tinham razão, VOCÊ consegue dizer as verdades mais duras de forma que ninguém se choca e ainda agradecem.
Obrigado por tudo e continue sempre assim.
Bjs.
Wilson
Suas mensagens são sempre "show de bola". Mandou muito bem. Beijão. Hilta
Dra. Maraci,
Conhecendo um pouco mais sobre você no seu blog percebo a sua força e consistência, que proporciona ás pessoas orientação e suporte, é essencial para que elas alinhem suas crenças e fatores de motivação, buscando a realização de um grande sonho único.
Os sonhos são fonte de inspiração, por isso a afirmação de que " se o homem não tivesse sonhado com tantas coisas impossíveis, muitas coisas grandiosas não teriam sido realizadas".
Seus ideais são admiráveis parabéns.
Tony
Postar um comentário