31 de dezembro de 2006

O que significa estrear

Publicado no Tribuna do Brasil de 2/7/2006

Caderno TBmulher, Coluna Psicoproseando...com Maraci


Ah! Finalmente a nossa estréia no Tribuna do Brasil! Às vezes pareceu que demorava, que nunca chegaria. Mas, de qualquer forma, tudo sempre vem no tempo certo. E aqui estamos nós, eu e vocês, juntos, neste encontro. E como é bom estrear! Como é bom dar início a um projeto que tem tudo pra dar certo! É um momento mágico! Porque são mágicos todos os momentos, todos os encontros.

Mas, o que significa mesmo estrear? Estréia pode ser definida como fato que marca o início de uma série de acontecimentos de certa importância. Também pode significar o primeiro uso que se faz de uma coisa. E é disso que quero falar. Este é o nosso primeiro contato, o primeiro de uma série. E esta é a primeira vez em que faço uso do espaço confiado pelo Tribuna a nós, eu e vocês.

A idéia é transformarmos esta página num canal para o diálogo, a troca de idéias, a discussão de assuntos que, inicialmente, podem até parecer muito específicos ou particulares mas que, certamente, serão reconhecidos como do interesse de muitos. Este espaço é para que você receba um conselho, uma opinião, uma orientação sobre algo que o intriga, preocupa ou atormenta.

Aqui você poderá trazer à discussão aquilo que já foi exaustivamente conversado com alguém. E também aquele assunto que nunca foi tratado com ninguém. Para isso, tem a liberdade de se identificar ou usar um apelido, um pseudônimo. Poderá abrir o coração, tirar dúvidas, exorcizar fantasmas, sem o risco de ser julgado ou criticado.

Este trabalho, além de marcar a nossa estréia, é um desafio profissional para mim, embora não seja muito diferente do que faço no consultório, do que já tive oportunidade de fazer em rádio ou televisão. É uma forma nova de eu colocar em prática conhecimentos específicos acumulados desde o início da década de 80, quando ingressei na Faculdade de Psicologia, e conhecimentos gerais resultantes de quase 48 anos nesta vivência. E essa prática, esse exercício, é fundamental por ser uma chance de eu também aprender. Como disse um dia Cora Coralina, "Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina.".

De nada adianta o conhecimento guardado. Quanto mais ele é dividido, mais se multiplica. Quanto mais transmitimos o que sabemos, mais trocamos idéias, mais aprendemos. E, no final das contas, não é para isso que estamos todos juntos, para aprendermos uns com os outros, para multiplicarmos dividindo o que temos, para crescermos juntos, para evoluirmos em todos os sentidos, caminhando na única direção que realmente existe?

Estou feliz por recebê-los e por ser também por vocês recebida, por saber que, a partir de agora, estarei participando da vida de cada um, ajudando a escrever as histórias daqueles que lerem esta página. Assim como por saber que a minha própria história será engrandecida pela presença de vocês, pelas suas mensagens, perguntas, energias.

E estou ainda muito mais feliz por saber que, juntos, estaremos participando das histórias de todos aqueles que de nós se aproximarem. Estaremos enriquecendo os ambientes que freqüentarmos, a nossa cidade, o nosso país, o nosso planeta, o universo infinito. Porque, cada vez que uma história se modifica para melhor, surgem círculos de benefícios que se expandem como as ondas provocadas por uma pedra atirada a um lago.

Conto com vocês, homens e mulheres, adultos e jovens, nesse projeto. Aguardo suas contribuições. Mandem suas mensagens para o endereço eletrônico maracisantana@yahoo.com.br. Ou, se preferirem, liguem pra mim no (61) 99670990.

Um grande beijo a todos. Até o próximo domingo!


Nenhum comentário: