31 de dezembro de 2006

Pessoas escolhendo pessoas

Publicado no Tribuna do Brasil de 22/9/2006

Caderno TBprograma, Coluna Psicoproseando...com Maraci


No sábado passado, conversamos sobre a primeira parte de uma estratégia para escolha dos nossos candidatos. E prometi que hoje continuaríamos o assunto. Como costumo cumprir minhas promessas, aí vai.

Descartados aqueles 70% mesmeiros, restam 30% que merecem nossa atenção. Logo de cara, rejeitemos quem andou envolvido em baixaria, como compra de voto, ou outros episódios suspeitos, e não conseguiu se explicar convincentemente. Na dúvida, não vote nesses.

Imagino que agora temos, aproximadamente, 25% dos candidatos para analisar. Uns são marinheiros de primeira viagem. Outros estão tentando ser novamente eleitos. Comecemos por esses últimos.

Será que entre eles estão aqueles que mereceram sua confiança nas últimas eleições? Que tal pesquisar o que andaram fazendo? Procure conhecer suas proposições e realizações. Será que cumpriram o prometido na última campanha? Realmente trabalharam? O que nos diz a prestação de contas deles relativa a esta campanha, a que está em curso? Quem nada fez de útil não mais merece seu voto.

Se não lembrar em quem votou, pesquise todos os veteranos. Aí, volte àquelas perguntinhas básicas: cumpriram o prometido na última campanha? Realmente trabalharam? E a prestação de contas? Quem nada fez de útil não mais merece ser votado.

Ainda não se definiu? Mantenha a calma! Passe para os novos candidatos. Descarte aqueles que não têm proposta. E também os que prometem coisas absurdas. Observe se eles têm proposições condizentes com as atribuições e poderes do cargo a que estão se candidatando. Presidente e Governador executam. Senadores e Deputados legislam e fiscalizam o Executivo.

A essa altura da análise, acho que restarão uns 15%. E aí vejamos: esses novos, quem são? De onde surgiram essas pessoas? O que já fizeram pela comunidade onde vivem? Que atividades desenvolvem? Que experiência profissional ou de vida têm? O que sabem sobre o trabalho que deverão realizar? O que os candidatos a Governador, Senador e Deputado sabem sobre o Distrito Federal e as nossas necessidades? Será que eles estão conscientes de que são candidatos pelo DF e não apenas por Brasília? Alguns parecem não saber disso. Só se referem a Brasília em seus discursos.

Não dá para imaginar alguém que nunca fez nada além de viver sua própria vida e cuidar unicamente de seus interesses, de repente, assim, do nada, virar representante do povo. Será que você tem mesmo boas razões para dar a essas pessoas o seu voto? Se não, deixe-as também de lado.

Dos 5% que restaram, vamos analisar as propostas. Devemos escolher 1 candidato a Presidente, 1 a Governador, 1 a Senador, 1 a Deputado Federal e 1 a Distrital. Nesse momento, você até poderá ficar em dúvida entre alguns. Embora possa não parecer, em princípio, temos ótimos candidatos. Assim, recomendo que opte por aqueles que combinam mais com você, que tocaram seu coração. Parece estranho usar o coração para essa escolha, não é? Mas lembre-se: não somos apenas eleitores e candidatos. Somos pessoas escolhendo pessoas.

E se nada disso resolver, você poderá votar na legenda, pelo menos para Deputado Federal e Distrital. Não tem preferência por um partido? Visite a página eletrônica de cada um. Procure conhecer as idéias e propostas.

Essas escolhas não são fáceis. E às vezes dão um trabalhão! Mas são importantes. Então, capriche. Nada de anular, votar em branco ou em protesto. E cuidado para não se deixar influenciar pelas pesquisas. Faça a sua parte. Boa sorte e até o próximo sábado!

Informações importantes podem ser obtidas nos sítios eletrônicos www.tre-df.gov.br, www.senado.gov.br, www.camara.gov.br e www.cl.df.gov.br.

Nenhum comentário: