4 de agosto de 2008

Intermediários, especuladores e responsáveis

Publicado em 28/6/2008, no site do Correio Braziliense, Blog do Vicente Nunes,

coluna A Psicologia e o Dinheiro



No último sábado, nesta coluna, conversamos sobre pontos comuns entre teorias a respeito de controle de mercado e a intervenção das famílias quando os filhos estão passando por uma crise conjugal. O papo surgiu a partir do programa Expressão Nacional, da TV Câmara, que, sob o comando do jornalista Antônio Vital, debateu um problema que está mexendo com o mundo inteiro - a alta do preço dos alimentos.


Como eu disse na semana passada, não dá pra tocar em carestia dos alimentos sem falar em aumento do preço dos insumos, em protecionismo e em controle de mercado. Mas, o que também não dá é pra fugir da idéia de uma melhor distribuição de ganhos entre produtores e intermediários.


Não duvido de que é preciso que sejam adotadas medidas para garantir melhores resultados ao produtor, visto como o lado mais fraco desse cabo de guerra que é o mercado. Mas, embora não tenha sido o caso do programa em questão, chega a ser engraçado assistir a debates em que as pessoas aproveitam o momento pra descer a ripa nos intermediários e nos especuladores, como se eles fossem uma praga pior do que mosca branca ou gafanhoto.


Só que esses personagens não surgiram do nada, não se estabeleceram por acaso. Eles são cria do próprio mercado, o que equivale a dizer que foram gerados por nós, os não-intermediários e não-especuladores, a partir das nossas necessidades ou nas entranhas das brechas por nós deixadas no processo.


E, como acontece em toda relação de abuso, mal percebemos, no começo, o rumo que ela está tomando. Dessa forma, a situação vai se agravando, mais e mais, até que se torna insuportável - nesse momento, é fácil colocar a culpa nos outros e assumir o papel de vítima da conjuntura, de gente astuta, de aproveitadores. Mas gosto da idéia de que temos participação sempre que alguém consegue nos atingir. Não culpa, mas, responsabilidade.


Pensar assim pode trazer um peso que relutaremos em assumir. Entretanto, quando corajosamente despimos as vestes de refém e adotamos uma postura pró-ativa no processo, concluímos que o que nos aflige só pode ser por nós resolvido. Para isso, precisamos ampliar nossa visão, enxergar a situação como um todo, analisar o conjunto. É daí que saltará a solução. Simples, embora ainda nada fácil.


No caso dos intermediários, talvez as cooperativas sejam a melhor solução para os produtores, que nelas se fortalecem. No que diz respeito aos especuladores, talvez sejam necessárias leis mais modernas e eficazes, que evitem os excessos. Só não vale ficar parado. É nas mãos de quem sofre as conseqüências que está o poder de mudar o rumo das coisas. E isso serve pra qualquer tipo de relacionamento, qualquer situação de crise. Valeu, irmã! Até sábado, leitores!


Maraci Sant'Ana

Nenhum comentário: