24 de agosto de 2007

Sophia, Gabriel e Linda


Publicado no Tribuna do Brasil de 10/08/2007
Caderno TBprograma, Coluna Psicoproseando...com Maraci.


No último dia 30, nasceu a primeira neta da minha amiga Hilta, filha da Bia, que vi crescer andando de patins embaixo do prédio onde morávamos. Sophia é linda, fazendo jus à herança genética, e veio ao mundo em grande estilo. Ao romper da bolsa-d'água, a avó mais gostosona do pedaço embarcou de Brasília pra São Paulo. Nem o caos do transporte aéreo atrapalhou o evento. As fotos de Sophia, em poses de top model, percorrem o mundo. Mal abriu os olhos e ela já é uma celebridade internética.

Como uma alegria nunca vem só, nasceu, no dia oito, o primeiro filho de outra amiga, a bela e doce Fernanda Sonntag. Gabriel chegou como um príncipe, rodeado de esperanças e muito carinho. Fê está encantada e com toda razão - é uma experiência ímpar para qualquer mulher. Ele é um lindo rapazinho que logo estará um rapagão, pra balançar muitos corações. E, pelo visto, não lhe faltarão recursos, inclusive tecnológicos. Nem bem aprendeu a mamar e Gabriel já tem seu próprio site. Pode?

E, para o final deste ano ou início de 2008, estamos aguardando a primeira filha de Cintia e Rafael, um casalzinho fofo também amigo, jovem e alegre, que está curtindo cada momento da gravidez. O nome dela é Linda, em homenagem à mãe do Rafa. Mas costumamos brincar dizendo que, embora leve o nome da avó paterna, ela será linda porque se parecerá com a mãe, não com o pai. E não demorará muito para que o meu amiguinho comece a pagar até mesmo aqueles pecados de que já se arrependeu, preocupado que estará em espantar os candidatos a genro.

Bia, Fernanda e Cíntia já sabem o que é amor materno, como é essa ligação inigualável entre mãe e filho. As três marinheiras de primeira viagem estão começando a aprender a ser mãe. Nessa empreitada, já estão usando o instinto, força inconsciente, natural, inata, que dispensa aprendizado. Também estão lançando mão do que aprenderam com suas próprias mães. E logo se atirarão na grande aventura de tentar ser melhores do que elas.

Assim, descobrirão que não há nada mais fácil e, ao mesmo tempo, mais difícil; que os filhos, embora tenham sido por elas gerados, não lhes pertencem; que, mesmo que se pareçam com elas, são seres únicos e merecem ter suas individualidades respeitadas; que devem lhes oferecer o que tiverem de melhor, sem expectativas de retribuição; e que, apesar da frágil aparência, talvez eles dirijam mais a vida delas do que elas conduzirão a deles.

Aprenderão que o amor de mãe é o maior e mais bonito; que, tentando acertar, fatalmente errarão; que, errando, deverão ter humildade para pedir perdão ao filho, sem esquecer de se perdoar também; que terão muito a ensinar, assim como a aprender com eles.

Como ditado por Joanna de Ângelis e diversos outros Espíritos psicografados por Divaldo Pereira Franco, em "S.O.S. Família", os deveres dos pais em relação aos filhos estão inscritos na consciência. Técnicas de psicologia e metodologias educacionais são importantes, mas nada supera o amor, que inclui companheirismo, diálogo franco, solidariedade, indulgência e energia moral. Diante dos filhos, nem o excesso de severidade, nem o acúmulo de receios injustificados ou aflições. A virtude está no caminho do meio, no equilíbrio, na harmonia.

E, finalizando, deixo às três um conselho: não se esqueçam de que continuam a ser filhas. Então, a cada dia, procurem dar a suas mães o melhor que puderem. Lembrem-se de que os filhos prestam mais atenção às nossas atitudes do que aos nossos conselhos, o que faz do exemplo o mais eficiente instrumento de educação. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.

4 comentários:

Unknown disse...

Mara, vc é realmente uma peça rara!!! Adorei "a avó mais gostosona do pedaço". Foi-se o tempo!!! Huahahaha. Parabéns pelo belo artigo e valeu pela homenagem. Beijo grande

Anônimo disse...

Maroca,

Você é uma grande mãe, só com a tua experiência para escreveres coisas tão lindas. Obrigada pela homenagem ao meu filho.
É um grande prazer ser tua amiga.
Beijos Fê

Unknown disse...

Bom... Eu como a mãe da Sophia não poderia deixar de agradecer pela homenagem a minha filhota que hoje, dia 30, comemora seu mesversário de 1 mês!!!!
Mara... vc que me viu crescer e fazer bagunça debaixo do prédio deve estar toda boba de me ver como mãe...
Obrigada!!!!
Beijos!!!

Anônimo disse...

Maroca,
como não tínhamos certeza se o e-mail com nosso agradecimento ficou bem registrado, resolvemos agradecer aqui tb.
Muitíssimo obrigada pela singela homenagem à nossa filhota, realmente já muito amada.
Beijo enorme.
Cíntia e Rafa